ABORDAGEM
O PRORESÍDUOS foi concedido de acordo com o estado da arte da política pública, da regulação e da gestão municipal de resíduos urbanos e assenta nos seguintes princípios:
- Qualquer decisor, aos vários níveis da sua organização, deve ter noções gerais de estratégia, gestão, engenharia, economia, direito, ciências sociais e comunicação;
- Qualquer decisor ou técnico superior deve ter competências específicas inerentes à função que desempenha na sua organização;
- A criação de competências requer a formação individual dos quadros e a criação de capacidades na organização.
Tem também em conta que os profissionais com responsabilidade na gestão dos sistemas municipais de resíduos urbanos devem:
- Possuir conhecimentos aprofundados sobre as matérias que constituem o objeto direto da sua atividade;
- Possuir conhecimentos a nível mais elementar sobre matérias afins, sobre as quais podem ter de tomar decisões, mas em relação às quais não são especialistas;
- Possuir informação sobre matérias de outras especialidades, de modo a poderem ter uma noção global das funções desempenhadas e poderem comunicar eficazmente com os profissionais dessas outras especialidades;
- Estar sensibilizados para a existência e para a importância de matérias que possam ser, com alguma facilidade, objeto de ações de formação complementar.
O PRORESÍDUOS visa assim responder às questões anteriores, combinando metodologias assentes no desenvolvimento de sólidas competências teóricas, mas com uma forte orientação prática.
Cada um dos 48 módulos temáticos apresentados inclui casos de estudo, bibliografia de referência recomendada, vídeos alusivos, e debate online e ao vivo, assim promovendo a interação entre todos os participantes, incluindo formadores convidados, recorrendo a ferramentas interativas de apresentação e potenciando também o networking.
Está previsto o “Espaço do formador” a seguir a cada sessão, destinado aos formandos que quiserem falar com o formador em privado. Está ainda previsto o “Espaço de reflexão” ao final do dia, sob marcação prévia, para as entidades que quiserem ouvir a opinião da equipa de coordenação do PRORESÍDUOS sobre problemas específicos da sua atividade.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
O programa inclui um curso de formação presencial de 3 semanas, espaçadas no tempo. Serão realizadas cinco edições do curso nas cinco regiões (NUT II) do continente (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve), por forma a cobrir as atuais Comunidades Intermunicipais (CIM) e a facilitar o acesso dos participantes.
Cada edição do curso PRORESÍDUOS oferece uma programação com um total de 48 módulos de 90 minutos, com formadores de referência e integrando as melhores experiências.
O curso terá assim uma duração total de 72 horas, distribuídas em 7 áreas temáticas relativas à gestão municipal de resíduos urbanos:
I. Enquadramento político e institucional da gestão de resíduos urbanos
II. Quadro normativo e regulatório aplicável às entidades gestoras
III. Temas organizacionais da gestão municipal de resíduos urbanos
IV. Temas financeiros da gestão municipal de resíduos urbanos
V. Temas técnicos da gestão municipal resíduos urbanos
VI. Interface das entidades gestoras com outras entidades da sua envolvente transacional
VII. Comunicação, interface com a população e mudança de comportamentos
Aos participantes com uma assiduidade superior a 90% do número total das horas da formação será entregue um certificado de frequência do curso.
COORDENAÇÃO e DOCÊNCIA
A coordenação e a docência serão asseguradas por uma equipa multidisciplinar de reconhecidos especialistas nacionais, da academia, da administração pública, de entidades gestoras e da indústria em geral.